ECOVALE 2023

Palestrantes

Bruno Neves Spânghero
Tema:
O processo de siderurgia e a unidade industrial a ser instalada em Taubaté
Formação:

Graduado em engenharia ambiental pelo Centro Universitário de Volta Redonda, Unifoa. Foi o responsável pelo licenciamento ambiental de diversos projetos de implantação e continuidade operacional da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) – Usina Presidente Vargas (UPV) em Volta Redonda/RJ. Atuou na gestão corporativa de atividades junto ao Instituto Aço Brasil (IABR) e estudo para implantação do módulo de sustentabilidade do SAP (EH&S) transformando a gestão e a consolidação de resultados do sistema de gestão ambiental de maneira ágil, segura e simples. É o coordenador de meio ambiente responsável pela gestão técnica e financeira de projetos de gerenciamento de áreas contaminadas no grupo CSN e gestão ambiental da Companhia Metalúrgica Prada.

Apresentação:
Dia 25 de outubro, na plenária 3, com início às 14h45.
Fabiana Luz
Tema:
A importância da reciclagem de resíduos urbanos
Formação:

Educadora ambiental. Ocupa a presidência da Cooperativa de Amigos do Santa Tereza, desde 2012. Estará participando do EcoVale, trazendo toda a sua experiência em trabalhos de reciclagens de resíduos urbanos.

Apresentação:
Dia 25 de outubro, dentro da plenária 1, com início às 11h05.
Giulio Nabuco Taddeucci
Tema:
O processo de siderurgia e a unidade industrial a ser instalada em Taubaté
Formação:

Graduado em engenharia ambiental pela Universidade Federal de Itajubá, Unifei, (2003). Possui mestrado em tecnologia ambiental pela Universidade Federal Fluminense, UFF, (2017), MBA em gerenciamento de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, FGV (2011). É especialista em engenharia de segurança do trabalho pela Universidade Paulista, Unip, (2015). Na CSN, Companhia Siderurgica Nacional, atua como coordenador de meio ambiente, responsável pelas temáticas de resíduos, sistema de gestão ambiental e licenciamento dos seguimentos de siderurgia, energia e cimentos.

Apresentação:
Dia 25 de outubro, na plenária 3, com início às 14h45.
Heliton Junior Lima
Tema:
A valorização de resíduos
Formação:

Graduado em engenharia civil (2015) e produção mecânica pela Universidade de Taubaté, Unitau (2007). Pós graduado em geotécnica (2022) e engenharia ambiental (2023) pela Faculdade Unyleya. É gerente de operações da Orizon Valorização de Resíduos.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 5, com início às 14h05.
Luciana Maria Ferrer
Tema:
Serviços Ecossistêmicos derivados da Geodiversidade na bacia do rio Paraíba do Sul/SP
Formação:

Formação: Bacharel e licenciada em geologia – Instituto de Geociências e Faculdade de Educação/USP (1995,2001), Mestre em Ciências – Recursos Minerais e Hidrogeologia/ Instituto de Geociências/USP (2001), engenheira de segurança do trabalho – Programa de Educação Continuada PECE/ Escola Politécnica/ USP (2008) e Doutora em Ciência do Sistema Terrestre – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/ INPE (2021). Experiência em geociências e ciências ambientais: hidro geoquímica de mercúrio, hidrogeologia, reaproveitamento de resíduos, geo diversidade, serviços ecossistêmicos, isótopos e antropoceno. Professora nos cursos técnicos em cerâmica, tecnologia em saneamento ambiental e engenharia civil. Assistente técnica e gestora na administração pública federal. Pesquisadora em CST. Cientista de Gaia. (Fonte: Currículo Lattes).

Apresentação:
Dia 25, na plenária 3, com início às 16h20.
Magali Neves Rodrigues
Tema:
Formas sustentáveis de compensação da taxa de permeabilidade de construções.
Formação:

Bacharel em ciências biológicas (2006) e pós-graduada em análises clínicas pela Universidade de Taubaté (2009). Atualmente pós-graduanda em perícia, auditoria e licenciamento ambiental pela Faculdade Anhanguera. Trabalhou na Câmara Municipal de Taubaté por 8 anos (2013-2021) e atualmente exerce o cargo de Secretária de Meio Ambiente e Bem-estar Animal na Prefeitura de Taubaté. É integrante do Conselho da Unidade de Conservação de Proteção Integral Parque Natural Municipal Vale do Itaim, exercendo a função de presidente.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 6, com início às 17h45.
Marcelo Pereira Manara
Tema:
Arboriza - São José dos Campos
Formação:
Engenheiro agrônomo pela Universidade de Taubaté, Unitau (1987). Pós graduado em gestão ambiental pela Universidade de Campinas, Unicamp (1997). Foi assistente técnico do Ministério Público entre 2005 e 2012. É o atual Secretário Municipal de Urbanismo e Sustentabilidade da prefeitura municipal de São José dos Campos.
Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 6, com início às 17h25.
Maria Eduarda San Martin
Tema:
Programa Conservador da Natureza - PSA e adequação ambiental de propriedades rurais
Formação:

Graduada em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade de Taubaté (2009). Cursou pós graduação em gestão ambiental empresarial (2012) no Centro Educacional FEI, em São Bernardo do Campo. Atualmente exerce o cargo de Secretária de Meio Ambiente no Município de Pindamonhangaba-SP. Integra o Comitê de Bacias do Rio Paraíba do Sul exercendo a função de Vice Presidente do colegiado. Interesses: Resíduos sólidos, desenvolvimento sustentável, gestão pública.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 6, com início às 17h05.
Melissa Vieira Bertollo
Tema:
O gás natural e os desafios na transição energética
Formação:

Graduada em engenharia civil pela Universidade Paulista, Unip (2003). Pós graduada (MBA) em projetos e inovação, pela Fia, Fundação Instituto de Administração. Tem 17 anos de experiencia e atuação no setor de gás natural. Atualmente é gerente de integridade de ativos da Companhia de Gás de São Paulo, Comgas, com foco em prevenção de danos.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 4, com início às 10h05.
Nicola Isidoro Martorano Filho
Tema:
Sustentabilidade ambiental: Uso racional da água
Formação:

Graduação em Filosofia e mestrado em lógica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e coordenador de pesquisa convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em simulações ambientais onde desenvolveu e obteve a patente da ECM – Estação Compacta e Modular para tratamento de esgoto, que pode ser instalada em terrenos irregulares e regiões de difícil acesso. Pela iniciativa, foi contemplado com a Medalha São Paulo, na categoria “defesa da promoção da vida e da dignidade humana”. Atualmente coordena a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da NM2 Tecnologia Ambiental, responsável pela gestão hídrica do Parque Tecnológico da São José dos Campos/SP – Brasil.
Expertise: pesquisador sênior do LABOPLAN – Laboratório de Políticas Territoriais e Ambientais da USP em temas envolvendo meio ambiente e território.
Proprietário da NM2 Tecnologia Ambiental Ltda.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 6, com início às 16h20.
Orlando Honorato da Silva
Tema:
O licenciamento ambiental e a prevenção à população
Formação:

Graduado em engenharia industrial química pela Escola de Engenharia de Lorena, EEL, (1992). Bacharel em direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unisal, unidade de Lorena, SP., (2007). Mestre em direito ambiental, pelo Centro Universitário Salesiano de Lorena, SP., (2012). Pós graduado pela Japan International Cooperations Agency, Hiroshima, Japão (1995). Professor universitário da Unifunvic, unidade de Pindamonhangaba desde 2010. É engenheiro da Cetesb- Agência Ambiental SP, desde 1992.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 5, com início às 14h45.
Paula Guimarães de Souza Palmeira
Tema:
Amazônia e os Rios Voadores
Formação:

Graduada em direito pela Universidade de Taubaté, Unitau e em arquitetura e urbanismo pela Anhanguera Educacional. Pós graduada em MBA em perícia e auditoria ambiental pela Facinter, Fatec Internacional IBPEX. Foi gerente de área junto a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura Municipal de Taubaté. Curso EAD Elaboração de Planos de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica, ministrado pela SOS Mata Atlântica em parceria com o PNUMA (2012).

Possui os cursos de Introdução à Recomposição da Vegetação com ênfase nas florestas tropicais-turma -1/21 no Portal Saberes da Floresta e EAD Elaboração de Planos de Conservação e Recuperação de Mata Atlântica, pela SOS Mata Atlântica em parceria com o PNUMA (2012). Participou do III Curso Sobre Recursos Hídricos, Produção Conservação e Recuperação, realizado no Instituto Florestal – Núcleo Cunha, 2004.

Apresentação:
Dia 26 de outubro, na plenária 4, com início às 10h45.
Paulo Fortes Neto
Tema:
O desempenho das cidades do Vale do Paraíba para atingir os objetivos dos desenvolvimentos sustentáveis (ODS)
Formação:

Graduado em Agronomia pela Universidade de Taubaté (1988), mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2000). Professor titular da Universidade de Taubaté desde 1993. Coordenador adjunto do programa de pós-graduação em ciências ambientais (Profissional). Entre 2017 e 2020 ocupou o cargo de Secretário de Meio Ambiente do Município de Taubaté. Atualmente é presidente do Centro Unitau Sustentável (CEUS).

Apresentação:
Dia 25 de outubro, na plenária 3, com início às 17h05.
Ricardo Bueno
Tema:
A importância da reciclagem de resíduos urbanos
Formação:

Formação: Graduado em Sistemas de Informação pela FUNVIC Pindamonhangaba, (2011) com especialização MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Faculdade Anhanguera (2012). Experiência profissional como articulador e gestor de relacionamentos com agentes de ecossistemas de inovação no Brasil, no desenvolvimento de parceiros e busca de captação de recursos para desenvolvimento de projetos com a missão de promover impacto econômico e social, ancoradas nas pesquisas e tecnologias desenvolvidas em nosso país. Atua também como conexão entre instituições públicas e privadas com o propósito de mobilizar, apoiar e desenvolver ecossistemas para a inovação regionais e locais. Atuante como mentor em programas de inovação e avaliador de projetos em bancas de projetos para inovação. Tem larga experiência nas áreas de modelagem de negócios, desenvolvimento de perfil empreendedor. É professor em nos cursos de graduação em sistemas de informação, logística e pedagogia, trazendo a visão de tecnologias aplicadas a estas áreas de atuação. Participante de projetos junto ao Sebrae SP. Sócio da “startup” Você Recicla – uma operadora de logística reversa e economia circular.

Apresentação:
Dia 25 de outubro, dentro da plenária 1, com início às 11h00
Vanessa Villalta Lima Roman
Tema:
A importância da reciclagem de resíduos urbanos
Formação:

Graduada em engenharia ambiental e sanitária pela Universidade de Taubaté, 2007. Mestra em saneamento civil e ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp, 2014. Possui especialização em engenharia de segurança do trabalho, pela Universidade de Taubaté em 2008. Cursou MBA em perícia e auditoria ambiental, pela Faculdade Internacional de Curitiba, 2009. Atua como gerente nacional de captação de matéria prima reciclada da indústria Santa Luzia. É conselheira do Comitê de EPS da Plastivida.É professora da Universidade de Taubaté, Unitau. Tem experiência na área de engenharia sanitária e ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Saneamento, meio ambiente, poluição ambiental, gerenciamentos de resíduos, engenharia de segurança e de perícias ambientais e trabalhistas.

Apresentação:
Dia 25 de outubro, dentro da plenária 1, com início às 11h05.
Walmir Medeiros
Tema:
O valor da água: recursos hídricos, energia e meio ambiente.
Formação:

Técnico em Gestão na Divisão de Pindamonhangaba, é um dos diversos responsáveis pela Educação Ambiental na Sabesp.
Com mais de 25 anos de empresa, sendo que destes mais de 20 anos atuando na área ambiental, já atingiu mais de 23,9 mil pessoas com suas apresentações.
Atuou também na Equipe de Gestão da Mudança da Companhia, responsável por gerir os impactos das mudanças estruturais, ações corporativas imprescindíveis em um ambiente de constante mudança no mercado atual e uma responsabilidade imensa da Sabesp para com os clientes, a sociedade e o meio ambiente. Hoje, de volta à Unidade do Vale do Paraíba, continua sua atuação nas questões ambientais também como vice-presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Pindamonhangaba.

Apresentação:
Dia 25 de outubro, na plenária 2, com início às 14h05.

Inscrição - Ecovale 2023

Seus dados:
Ao enviar, você concorda com a política de privacidade.

Inscrição realizada com sucesso!

Obrigado pelo interesse.
Te aguardamos !